terça-feira, 31 de março de 2009

A Aldeia Global na era digital: a mídia em tempos de convergência total.

A era Digital é para Lúcia Santaella a sexta Era Cultural antecedida pela Oral, Escrita, Imprensa, Massa e Mídias que segundo ela convivem ao mesmo tempo. A partir da era da Imprensa a Indústria Cultural fica cada vezmais presente e é caracterizada principalmente pela chegada do telegrafo,telefone e do cinema, por exemplo. Seguida pela era das Massas quando háuma aceleração no fluxo de pessoas e informações e a formação de áreasurbanas. Logo depois a era das Mídias com uma característica maisindividualizada, ou seja, com a invenção do vídeo cassete pode-se optar porum filme ao invés da programação da TV. Com a chegada da era Digital que éhoje sinônimo de rapidez e praticidade dá início ao conceito de “Aldeia Global”.

Mcluhan criador do conceito “Aldeia Global” em seu livro Os meios de comunicação – como extensão do homem fala sobre as informações e tecnologias como extensões de nós mesmos. Atualmente a internet a partir do computador considerado hoje a mídia das mídias conecta todo o planeta, através de mensagens, imagens e sons em poucos segundos, um feito que aproxima as pessoas mesmo que estejam em opostos lados do mundo. Em contraponto Lúcia em seu livro Cultura das mídias também cita as extensões do homem mais especificamente das máquinas e as compara ao corpo e cérebro humano e as possíveis substutição do homem pela máquina.

O híbrido citado por Mcluhan definido como um momento de verdade erevelação em seu livro equivale a Convivência de Mídia, da qual fala Lúciaé quando da junção de diferentes mídias nasce uma nova forma. As nossasextensões mexem com a nossa percepção de mundo e em um trecho do seu livroMcluhan explica “(...) o paralelo de dois meios nos mantém nas fronteiras entre formas que nos despertam da narcose narcisista. O momento do encontro dos meios é um momento de liberdade e libertação do entorpecimento e dotranse que eles impõem aos nossos sentidos.”.



Alline Juscelino

Um comentário:

  1. Mas deste "encontro libertador" nascerá uma nova extensão narcotizante, não?

    ResponderExcluir