terça-feira, 31 de março de 2009



A manipulação e a sedução das imagens



Por Caroline Dantas

A imagem como um complemento para o texto a ser colocado no jornal e até mesmo na tv é o ponto de partida para chamar a atenção do leitor ou telespectador, para observar o que está sendo dito.

Desde os primórdios,as imagens sempre foram muito importantes para a comunicação.Hoje não é diferente, aumentou ainda mais essa importância, já que o ser humano deslumbra-se com as imagens que lhes é proporcionado em qualquer que seja o veículo de comunicação, exceto o rádio.Mas que por um lado, tem um sentido de fazer com que aquele que esteja ouvindo-o busque em seu inconsciente(pensamento), o que compõem a notícia dada ou até mesmo a forma como um locutor chama uma música.

Contudo, toda essa evolução das imagens aumentaram por conta da fotografia digital, que torna ainda mais complexo o que se é visto nestas, já que muitas vezes a fim de contar uma "Boa história" a mídia de forma desleal manipula as imagens, deixando o observador acreditar em algo que muitas vezes não existe. Sendo assim a mídia faz o observador ver o ''panctum'' (ponto de vista)que esta julga ser o grande scoop(furo de reportagem),ou seja, que o leitor ou telespectador tenha a mesma percepção da mídia para um fato.

Então a imagem é a grande forma de entendimento humano, sempre acompanhada da comunicação falada e escrita.

3 comentários:

  1. A imagem e suas icógnitas, nossas vidas e histórias são baseadas em imagens.

    Mari Belmont

    ResponderExcluir
  2. A imagem é cada vez mais significativa para os leitores... Existem pessoas que não leem um texto se não estiver acompanhado de uma boa imagem.

    Analina Arouche

    ResponderExcluir
  3. A imagem NÃO é um complemento. Ela É informação pura, na maioria dos casos muito mais usada para comunicar na cultura das mídias do que a própria linguagem oral ou escrita.

    ResponderExcluir