terça-feira, 31 de março de 2009

A Aldeia Global na era digital: a mídia em tempos de convergência total

Por Mariana Bernun


Desde a antiguidade o homem avança a capacidade de aprender e consequentemente de criar, evoluir virou sinônimo de progredir e melhorar. Com esse pensamento, a humanidade adquiriu novas tendências de vida.
O Paradigma da comunicação mudou, o homem tem uma necessidade de comunicar-se cada vez mais, isso tudo pela rapidez que a tecnologia proporciona. Para que mandar um fax se por e-mail é mais rápido, sendo que além do computador é possível utilizar também o celular?
Hoje tudo é mais fácil, a vida para a sociedade torna-se mais dinâmica à medida que não somos apenas receptores das mensagens, mas também emissores, cria-se desta forma uma convergência de mídias. A cultura das mídias é o que torna a informações mais rápidas segundo Lucia Santaella, e desta forma leva a aldeia global de Marshall Macluhan.
O progresso que constitui a aldeia global para o jornalismo, leva a uma aceleração desnecessária , pois ocasiona um hibridização em que diferenciar entretenimento de informação é algo sutil. Já é parte do conteúdo jornalístico buscar o que as pessoas querem ver, ouvir e ler, é a busca da audiência.
A meu ver, a aldeia global é algo que tende a crescer, porém nós futuros jornalistas, temos que nos adequar a essa nova tendência, com o cuidado de não ferir cada vez mais a qualidade jornalística.

Texto com base nas aulas

3 comentários:

  1. Concordo com vc mari, acho sim que os futuros jornalistas devem tomar cuidado com o turbilhão de informação que nos é jogado nos dias de hoje.

    Mariana Belmont

    ResponderExcluir
  2. gostei do texto,mas acho que há de se tomar cuidado com a informação rápida, pois é muito fragmentada como diz Liotard e é dificil criar pontos de vista sobre determinada situação somente através de um resumão do acontecimento.


    henrique gois Rtv 3º semestre

    ResponderExcluir
  3. Convergência de mídias hoje tem muito mais a ver com a era digital...

    ResponderExcluir