segunda-feira, 23 de março de 2009

ALDEIA GLOBAL

Por Erika Bismarchi

Na última aula de comunicação comparada estávamos aprendendo sobre convergência de mídias. E lá pelas tantas, chegamos a Culturas das Mídias e a Cultura ou Era Digital.
Depois de alguns embaraços na cabeça, algumas deduções, perguntas de alguns e outros, pudemos chegar ao um ponto de partida, que nos dias atuais se tornou muito comum assistirmos a qualquer imagem ao vivo de qualquer país do mundo, virou normal escutar música no celular e poder dividí-la com um amigo em questão de segundo por via Bluetooth, é trivial nos comunicar todos os dias com pessoas distantes pelos nossos próprios computadores apenas com o uso de uma ferramenta tão essencial como o uso da Internet.
Como foi dito em sala de aula estamos vivendo sim em uma aldeia global, uma aldeia por parecer pequeno e global por ser tão grande. Sim, pequeno como um vilarejo, que todos num "piscar de olhos" podemos falar, ver e conversar naturalmente com alguma pessoa que está tão distante, do outro lado do globo, parece surreal! E agora com esses novos sites de relacionamentos que surgem, podemos conhecer alguém, conseguimos fazer "visitas" como se fossemos tomar um cafezinho, vemos fotos, deixamos recados e comentários.
Fico imaginando como nossos avós conseguiram viver tanto tempo se correspondendo por cartas... Às vezes escuto pessoas mais velhas contando que para fazer uma ligação tinham que andar tanto para usar um telefone público. Hoje se torna tão fácil tirar nosso celular do bolso e fazer uma ligação, tirar uma foto, escutar uma música e até mesmo ler um e-mail do ônibus, da rua, de onde quisermos...
Com tanta tecnologia nós podemos, por exemplo, ver em tempo real uma praia na Austrália, conhecer o mundo sem sair da nossa sala... E cada vez mais o mundo irá diminuir diante dos nossos olhos. Isso pode nos assustar... Mas é a tão esperada evolução!

Um comentário:

  1. Aldeia global mexe com a nossa noção espaço-temporal. O mundo não mudou de tamanho, mas as tecnologias e especalmente os meios de comunicação ou mídia, trazem a sensação que o globo diminui e por isto virou uma aldeia..

    ResponderExcluir