quinta-feira, 30 de abril de 2009

- <<< ------ A MEDUSA & A HIBRIDIZAÇÃO ------ >>> - ------------- As relações entre as extensões -------------


-A Medusa possui serpentes saindo da sua cabeça e os seres humanos possuem as extensões, que são desdobramentos mutáveis do seu próprio corpo.

-O cruzamento narcotizante dos meios de comunicação gera a hibridização dos mesmos, através das relações entre as extensões.

-Da mesma forma que a Medusa petrificava quem olhasse em seus olhos, em 1450, a invenção da prensa promoveu um tipo de “adestramento” nos olhos das pessoas, anunciando um mundo composto por imagens absolutamente narcotizantes.

-Esse híbrido denominado prensa tornou a cultura visual e permitiu a rápida difusão da informação e do conhecimento, criando a sociedade de consumo e posteriormente a pulverização de suportes e a cultura das mídias.

-No entanto, a convivência e a convergência de suportes da cultura digital gera um questionamento quanto ao futuro dos mesmos...

-Com a mudança dos paradigmas, qual suporte se beneficiará tecnologicamente, evoluindo e aperfeiçoando a técnica? Qual suporte será “aniquilado” com o consumo individualizado, em meio à multiplicidade de escolhas e opções? A rapidez e a praticidade realmente determinam esse processo de perpetuação ou encerramento dos suportes?

-Esses questionamentos surgiram a partir da criação de “conceitos movediços”, que oscilam gradativamente no gigantesco volume do fluxo de informações.

-:: Julyana Rossato ::


-Imagem: -

Um comentário:

  1. pHILLIPE Dubois fala sobre a petrificação do tempo, tal qual a Medusa, com a fotografia. Mas a mídia faz algo paraecido sim com nossas vidas. Bela observação.

    ResponderExcluir