quarta-feira, 15 de abril de 2009

Remodelando a TV Brasileira

As convergências de mídias mudam o comportamento dos jovens brasileiros fazendo com que eles busqem variedades de entretenimento e eles estão desinteressados cada vez mais nas novelas . Deixando, muitas vezes, de assistir à televisão. O telespectador de agora é bem mais exigente. O público quer ser supreendido e não aceita antigos padrões que pecam pela fuga da realidade .A audiência também passou a ser compartilhada com as músicas e videos na internet. Com a queda da audiência a televisão brasileira passa por uma profunda remodelagem na programação e aposta em formato de sucesso da TV por assinatura e na produção própria de seriados e reality shows para garantir melhores índices de audiência. A TV brasileira aposta na produção de seriados das emissoras de canais abertos espelhando-se nos padrões internacionais.


Maria Alves

3 comentários:

  1. Da mesma forma que nos anos 60 o rádio teve que se adaptar a nova realidade (da tv) para continuar vivo, hoje acontece com a tv tendo ela um "inimigo" (pois da mesma forma que há convergência entre as mídias existe a convivência também) a internet, em um post do pessoal de rádio e tv fala que a tv digital vem um pouco para competir com a internet pois também terá o conceito de interatividade, hoje em dia temos algumas coisas que fazem com que a disputa pela audiência seja mais acirrada como o controle remoto, se antes dele o programa tivesse chato naqueles dias frios que nem um ser humano sensato quer sair de baixo do cobertor as pessoas dificilmente levantavam para trocar de canal, hoje em dia elas não precisam pois tem o controle literalmente em suas mãos, fora a internet entre outras opções o que entra no conceito de long tail ou seja, multiplicação dos meios e pulverização da audiência.

    henrique gois de melo RTV 3º semestre

    ResponderExcluir
  2. Essa "cópia" do padrão internacional faz com que o telespectador atribua modelos para sua vida pessoal. Estar parecido com algum ator, na vestimenta ou própria aparência, é uma das consequências. Como destacou nosso amigo Henrique Gois, além de convergir as mídias convivem umas com as outras e trazem uma grande carga de influência em cada suporte (rádio, TV, internet...).

    Analina Arouche

    ResponderExcluir
  3. Mais do que a convergência, a multiplicação dos suportes trouxe um outro paradigma para a mídia, mexendo com a audiência e seus hábitos.

    ResponderExcluir