quarta-feira, 22 de abril de 2009

Unesco lança biblioteca mundial digital na internet


Impressionante! Agora através da internet é possível ter acesso a algumas bibliotecas internacionais, manuscritos, mapas, filmes, entre outros. Podemos saber mais sobre a história de outros países sem sair do lugar! TUDO está ficando cada vez mais próximo de nós... bastam alguns 'cliques'!

Analina Arouche


Foi lançada nesta terça-feira (21) pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a Biblioteca Digital Mundial.

O projeto idealizado pelo Bibliotecário do Congresso dos EUA, James H. Billington e apresentado à Unesco em 2005, busca promover a conscientização multicultural por meio da consulta e acesso dos conteúdos históricos de outros países.

Inicialmente, a biblioteca virtual tem o apoio de 32 instituições culturais e bibliotecas de países como China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, México, Rússia, Arábia Saudita, Egito, Uganda, Israel e Japão. Entre as parceiras também está a Biblioteca Nacional do Brasil.

O acervo conta com dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações que foram digitalizados e traduzidos para os principais idiomas da ONU (árabe, chinês, inglês, francês, português, russo e espanhol).

Além do sistema de navegação e busca de documentos nos sete idiomas oficiais, o portal também oferece obras em outras línguas. Até o momento, o acervo já possui tesouros culturais como a obra da literatura japonesa 'O Conde de Genji', do século XI, e uma pintura de pintura de 8 mil anos com imagens de antílopes ensanguentados, que se encontra na África do Sul.

Além do site, a Unesco também está lançando uma campanha para que mais países se tornem parceiros da Biblioteca. Segundo Abdelaziz Abid, coordenador do projeto, as instituições que fornecerem seus acervos continuam sendo proprietárias desse conteúdo. "O fato de ele estar no site da Unesco não impede que seja proposto também a outras bibliotecas", explicou. O objetivo da Unesco é chegar a 60 instituições até o final do ano.

Com informações das agências internacionais

Redação Adnews

(http://www.adnews.com.br/internet.php?id=87097)

Um comentário:

  1. O assunto é interessante, mas falta reflexão a partir do conteúdo de nossas aulas. Problema este, aliás, que está afetando este blog como um todo.
    Senhores jornalistas: quero textos mais críticos e reflexivos daqui para frente, apoiado no conteúdo que estamos estudando!

    ResponderExcluir