segunda-feira, 6 de abril de 2009

Será o fim do jornalismo?




Por Fernando Richter


Semana passada, na aula de Comunicação Comparada, eu interrompi o professor Márcio Rodrigo e perguntei a ele:


“Professor, você acha que jornalismo impresso pode chegar ao fim?”


Instantaneamente a resposta dele foi sim. “Sem dúvida, meu caro Fernando Richter. À medida que a tecnologia vem tomando espaço e ganhando tamanha proporção no mundo, a tendência é que, em breve, não tenhamos o jornal impresso. Hoje, devido ao avanço da Internet, é possível você abrir um Notbook ou até mesmo um Palm Top, se conectar à rede mundial de informações e selecionar aquilo que lhe interessa, de forma mais prática e mais econômica, já que o papel tem um gasto absurdo, além prejudicar o meio ambiente.”, disse.


De certa forma, concordo com o que ele disse. Já pensou se, ao invés de carregar um monte de papeis, eu abrir o meu Lap Top e, apenas me conectando à internet, eu consiga ler tudo aquilo que me interessa? Ou até mesmo com o uso do IPhone que, no momento, é o portátil mais usado. Poxa, talvez fosse a forma mais fácil de me manter informado sobre tudo. Talvez... Mas nem tudo é mil maravilhas como parece.


Em seguida, tornei a perguntar:


- Então você é a favor do fim do jornal impresso? Ele me respondeu: “Caro Richter, não se trata de ser ou não a favor, mas sim de se adaptar aos avanços tecnológicos”.
Concordo também. Mas ainda não estou convencido de que sem o “impresso”, seremos mais felizes.


Já passou na cabeça de vocês de que, no País em que vivemos, tal fato poderia ser impossível de acontecer?


Vivemos num país de cultura subdesenvolvida, no qual não temos segurança nem dentro da nossa própria casa. Não podemos usar um relógio bonito, um tênis novo, um celular mais atual, um carro modelo mais recente etc. Somos assaltados na esquina da nossa moradia. Como nos adaptar a um novo mundo, se estamos, ainda, sob efeito do “Mito das Cavernas”? É algo de se pensar bastante.

Sem contar que, é mais fácil o jornalismo acabar do que nos adaptarmos. Como o próprio jornalismo sobreviveria diante de uma situação onde a informação deixou de ser paga para ser totalmente disponível ao “mundo”?


Também na semana passada, andei lendo em alguns blogs e percebi que jornalistas andam discutindo o futuro da profissão. A idéia é gerar cobrança aos conteúdos de sites jornalísticos. Em um seminário realizado na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, o diretor de conteúdo do Estadão, Ricardo Gandour, defendeu essa hipótese alegando que o fechamento dos conteúdos ajudará as empresas jornalísticas a não morrerem, diante desse cenário de mudanças tecnológicas. “Todos os jornais devem fechar os conteúdos que, hoje, são totalmente gratuitos”, declarou Ricardo ao Comunique-se.


Claro que, por outro lado, existem opiniões diferentes sobre o assunto. Para Rodolfo Fernandes, diretor de Redação do O Globo, os jornais não necessitam de 'salvação'. “Duvido alguém convencer o meu filho a pagar por uma informação que ele está acostumado a ter de graça”, ironizou, acreditando que a internet deve ser vista como uma oportunidade para o aumento no número de leitores. Para ele, o jornal impresso ainda sustenta as operações online. “Ela, sozinha, não se sustenta. Existe uma grande defasagem entre o que a Internet traz de audiência e o que ela traz de receita”, afirma.


Ou seja, mesmo entre os próprios jornalistas, há uma divergência em pensamentos e opiniões.

Será que além do fim do jornal impresso corremos o risco de ver o fim do Jornalismo?

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu não acredito no fim do jornalismo mas sim que o jornalismo vá sofrer mudanças do tipo grande cobrança por parte da sociedade por cada vez mais os jornalistas estarem desligados com relação ao futuro e comprometimento da profissão. Infelizmente o fim do jornal impresso esta perto como disse o professor por vários motivos que voce citou em seu texto, na minha opnião uma pena acho que o jornal impresso muito mais completo, claro que concordo a praticidade e rapidez para acessar a internet e ler as notícias é bem melhor.
    Adriana Monteiro

    ResponderExcluir
  3. Também li esta notícia... Gandour (o diretor de conteúdo do Estadão) também citou que por ser gratuito, aumentou o número de leitores não pagantes e isso prejudica a versão impressa. Pois esta, necessitou de redução nos custos, o que resulta em notícias com pouca qualidade. Gandour concluiu: “Para reduzir os custos, nós temos menos correspondentes, menos viagens... O jornalismo está ameaçado e a credibilidade está em queda”. Com certeza o jornal impresso ainda é a preferência das pessoas mais conservadoras, mas com o avanço tecnológico, a versão on-line da notícia está ganhando uma proporção cada vez maior e isso prova que a mudança já começou!

    Analina Arouche.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida Analina, sem dúvida.

    O fato é que, com essa mudança devido aos avanços tecnológicos, tudo que se diz "noticia" dentro dos portais, poderão ser pago. Você tem dúvida que o número de leitores cairá muito? Eu não tenho. Sabe o que vai acontecer? Aumentará o índice de audiência em programas fúteis como o Big Brother.

    Mas ninguém ainda foi capaz de encarar a pergunta que não quer calar. Será que além do fim do jornal impresso corremos o risco de ver o fim do Jornalismo?

    Difícil responder, não é?

    bjs

    Fernando Richter

    ResponderExcluir
  5. corrigindo palavra:
    "Notícia" e não noticia

    ResponderExcluir
  6. Realmente difícil responder... não acredito ser o fim do jornalismo. Apesar do avanço tecnológico, tecnicamente todos informam e são informados, só que na teoria a notícia é muito mais que a simples publicação. E isso implica na credibilidade da informação e não na sua extinção. Porque contar uma boa história, muita gente sabe... torná-la digna de desenvolvimento crítico, é mais difícil. A velha história da subjetividade, como você bem destacou "...mesmo entre os próprios jornalistas, há uma divergência em pensamentos e opiniões". Será que este fim já não teve início?

    Analina Arouche

    ResponderExcluir
  7. rsrsrsrsrsrs...

    Nunca responda uma pergunta com outra pergunta. Mesmo sendo uma pergunta pertinente.

    Bjs

    Fernando Richter.

    ResponderExcluir
  8. Mas a ideia é provocar debate e reflexão, além da conclusão de cada um...

    Bjs.

    Analina Arouche

    ResponderExcluir
  9. Enfim, um texto digno de JORNALISTAS e um debate também à altura da profissão.
    Isto prova que o Jornalismo não irá acabar. Vocês sabem o que significa a palavra "jornal"? Qual sua origem? De onde vem?

    Mas que os jornais impressos vão acabar, ah, isso vão.

    Mas fiquem tranquilos. As viúvas da mass media paga arrumaram outras maneiras de sustentar suas atividades.
    Seja cobrando conteúdo, ou fazendo migrar para a web a publicidade que hoje é estampada nas páginas caras e poluidoras do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  10. Márcio,

    Entendo perfeitamente, mas ainda não concordo com o fim do "Jornal Impresso". Acho que daria para conciliar os dois "Impresso e web", não acha?

    Abs,

    ResponderExcluir
  11. Meu medo ainda continua. Mas o jornalismo não vai acabar... nisso não acredito, enquanto houver boca e pessoas levando informação de qualquer forma que seja, ainda haverá jornalismo. Detalhe informação não é fofoca viu... Não me entendam mal.

    Nayelen

    ResponderExcluir