segunda-feira, 20 de abril de 2009

O jornalismo e seus truques nas informações
''Interpretações diversas atrapalha na formação de opinião''
Por Caroline Dantas
O jornalismo como instituição, que tem a função de informar as pessoas, passa por um grande problema que surge nas empresas jornalísticas, as redações e afeta diretamente na sociedade. O jornalismo com seus “ toques mágicos” diante das notícias, faz com que a sociedade já não mais acredite no jornalismo como defensor da opinião pública.
Fornecedor de informação, o jornalismo trata a sociedade, esta que designou a função de lhes informar, em uma espécie de camuflagem, pensando que , um simples ato de modificar as notícias que lhe é atribuída por meio de investigações e verificações, a sociedade não enxergará os truques desta. Pecados cometidos nas notícias estão bem visíveis no jornalismo de hoje. A falta de veracidade perante os fatos, a terrível mania de alguns profissionais não checar o que realmente há no fato e simplesmente “achar” que é cabível atribuir alguns “pequenos” detalhes para o entendimento da sociedade, como dizem... “Isto foi para o bem de vocês”, camuflar em suas matérias detalhes que mudariam a sociedade de alguma maneira, esconder nomes de pessoas que tem poder, para não correr o risco de perder anunciantes e aliados. Mas como pode acontecer isso se o jornalismo existe exatamente para combater fraude e não se tornar um elemento fraudulento?. Recorda-se também a forma como o jornalismo lida com a sociedade ao pautar o seu dia-a-dia; assuntos sem o menor conteúdo avaliativo sem nenhuma relevância, assim como, em matérias nos jornais, revistas e televisão que se sujeitam a falar da vida pessoal, para milhares de pessoas. Ato este conhecido como voyerismo; observar a vida alheia, ou até mesmo fatos de extremo risco, exemplo o caso da garota Eloá Cristina Pimentel de 15 anos, que foi assassinada pelo ex namorado Lindemberg Alves, 22 anos, por conta da separação. Então a imprensa como grande “aliada” preocupada com a sociedade, diz ter feito seu papel como um fórum público, que ouviu a população, abriu discussão para entender o porque do jovem fazer isso com a ex namorada, mas tudo isso não passou de um grande circo armado diante da tragédia passada pela garota e sua família, pois queriam apenas ter o scoop, furo de reportagem. Óbvio que todos os veículos de comunicação estavam com anseios em novos acontecimentos no caso.
Então fica a pergunta, como a sociedade irá confiar no jornalismo, como grande protetor,já que este não cumpre com seu papel que nada mais é que lealdade, veracidade com a sociedade e com a informação?
Portanto, para que a instituição da informação não perca os aliados mais importantes, a sociedade é primordial que não mais diversifiquem suas interpretações em apenas um assunto, não esquecendo que o Jornalismo trabalha apenas para formar opiniões.
* Fontes: Livros- Os elementos do Jornalismo-Bill Kovach/ Tom Rosenstiel
Padrões de manipulação da grande imprensa- Perceu Abramo

2 comentários:

  1. Cara,

    Creio que este texto ficaria melhor em Teoria do Jornalismo, não?

    ResponderExcluir
  2. Sim... mas revirando meus textos encontrei este e percebi que tinha algo em comum com o que foi dito sobre mídia e espetáculo. Os vários caminhos que este segue, para contar um fato ou uma ''novela'', exemplo o caso da garota Eloá Cristina Pimentel assassinada pelo ex namorado. ''O jornalismo transformou o fato em um grande picadeiro''.

    ResponderExcluir