sábado, 23 de maio de 2009

Blogueiro: profissão e diversão


Muito se discute sobre o futuro do jornal impresso, alguns dizem que em breve ele desaparecerá, outros acreditam que ainda vai demorar muito tempo para isso acontecer. Eu sinceramente não tenho uma opinião formada sobre este assunto, mas um dia desses lendo o caderno de empregos do Estadão, uma matéria me chamou atenção. Como alguns jornalistas estão ganhando dinheiro no espaço virtual, especificamente com blogs. Então pensei, se a publicidade já está investindo nesse tipo de mídia é sinal que este será mesmo o futuro do jornalismo. A seguir alguns trechos da matéria.


Quando surgiu no País, a internet fez com que vários profissionais abandonassem suas carreiras para investir e ganhar dinheiro no mundo virtual. Nos dias de hoje isso acontece, mas por meio de segmentos específicos, como o universo dos blogs. Muitas pessoas estão descobrindo formas de tirar vantagens de seus projetos, iniciados como passatempo.
“É algo que impressiona, mas os blogs realmente podem dar dinheiro”, afirma o jornalista Thiago Dória, dono do blog que leva seu nome. “Embora no Brasil tenha se criando uma cultura que blogs são uma espécie de diário do internauta, há um lado profissional que pode e tem sido desenvolvido”, acrescenta.
No caso dele, a criação de um blog e a futura obtenção de receita foram ocasionais. “Eu mandava muitos e-mails para amigos de assuntos variados, coisas interessantes, mas para não ficar enchendo a caixa de correspondências de todos resolvi montar um diário de navegação. Com o passar do tempo, a audiência foi crescendo e acabei sendo convidado a formar uma parceria com um portal de internet, ganhando um salário de colunista”, lembra.
Embora não revele o valor, Dória garante ter uma boa fonte de renda por meio do seu blog. “Sem falar no retorno de exposição para outros trabalhos graças a esse serviço.”
Outro exemplo de sucesso via blog é o do também jornalista Phelipe Cruz que até mudou de profissão por influência do seu diário. “Eu fazia curso de publicidade e mudei para jornalismo após a criação do blog”, conta o dono do Papelpop.
Segundo ele o blog contribuiu para sua aprovação no processo seletivo de uma revista. “Viram a página e gostaram muito. Hoje sou editor do site da revista e continuo tendo meu próprio negócio”.
A real possibilidade de sucesso financeiro por meio de blogs faz com que alguns profissionais se dediquem exclusivamente a esse negócio, como é o caso de
Edney Souza, blogueiro de profissão. Formado em processamentos de dados, ele viveu por três anos apenas com o lucro do seu blog, o Interney. “Estava ganhando mais do que em meu antigo trabalho de gerente de sistemas, portanto, abandonei a carreira para me dedicar exclusivamente ao novo ofício”, declara.
Com a expressiva receita gerada por meio de anúncios em sua página de dicas sobre tecnologia, Souza investiu na criação de uma agência de comunicação, que atualmente presta suporte a empresa e uma série de outros blogs.
Edney aconselha as pessoas a investirem nesse campo de pluralidade, para ele a profissão de blogueiro é, na verdade uma mistura de diversas áreas, como jornalismo, publicidade, marketing e administração. E para ganhar dinheiro é preciso muito esforço, paciência, dedicação, disposição e trabalho.
A utilização do espaço como vitrine pessoal também tem sido estratégia do jornalista Thomaz Figueiredo Magalhães, dono do blog Trem Azul. “Já fiz muitos trabalhos como freelancers por causa da página e acho isso o máximo, pois tenho possibilidade de me manter em evidência para o mundo e ter uma renda extra sem prejudicar minha imagem com a comercialização do blog”. Magalhães não aceita que merchandising influa no conteúdo editorial. “Leitores de blogs são muito bem informados, sabem e querem ser respeitados. Já me sinto muito satisfeito pelo reconhecimento que ganho a cada postagem. Esse deve ser o interesse de todo profissional, afinal trata-se de uma ferramenta aberta a qualquer pessoa. O mercado de trabalho, para todas as áreas, está cada vez mais fechado, e blogs permitem uma abertura de espaço, é a sua chance de ser visto e conhecido.”

Viviane Gonçalves

Fonte: Leandro Alvares - O Estado de S. Paulo,10 de maio de 2009.
Imagem: joaopaulovale.blogspot.com/2008/11/jornal-imp

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Inclusive Vivi, existem teses que tentam provar a hipótese de que o blog podem ser uma ferramenta importante para o jornalismo on-line. E esses trechos sobre blogs, nos dizem que é uma prática legal e realmente colaborativa.

    ResponderExcluir
  3. Creio que há um excesso de txto do Estadão neste post e faltou um posicionamento melhor de sua parte Vivieane.

    ResponderExcluir