quarta-feira, 20 de maio de 2009

Internet vira aliada na conquista do sucesso

Por Maraiane Silva

Bandas apostam na mídia online para conquistar cada vez mais fãs

Virou moda entre os grupos musicais lançar seus CDS pela internet, uma vez que eles descobriram que o produto propriamente dito não é algo mais consumido pela população (exceto colecionadores). Com isso o artista descobriu que tem que conquistar seus fãs e arrecadar seus lucros com a venda de ingressos para shows. Pois suas músicas logo que lançadas já são divulgadas em sites especializados.

Pensando nisso muitos grupos estão disponibilizando downloads nos seus sites oficiais para que o público baixe suas músicas.O caso mais famoso, talvez seja a do disco In Rainbows do Radiohead, lançado em outubro do ano passado, contendo somente músicas inéditas e dando a opção dos fãs pagarem o que quiserem pelo produto e isso incluía não pagar nada. Em janeiro, quando o CD foi lançado fisicamente, ocupou o topo das paradas britânicas.

Almejando o mesmo, o grupo também inglês Coldplay resolveu deixar disponível no site da banda o seu ultimo álbum LeftRightLeftRightLeft, que apenas em três dias já ultrapassou a marca de 3,5 milhões de downloads,de acordo com informações do próprio através do Twitter. O grupo composto por Chris Martin, Guy Berryman, Jonny Buckland e Will Champion disse que se trata de um presente para os fãs, que não deixaram de comprar discos mesmo em tempos de crise.
Banda Coldplay durante apresentação no Brit Awards(Reino Unido)


Fontes:
Guilherme Pavarin, de INFO Online - http://www.adnews.com.br/cultura.php?id=88448
Do G1, em São Paulo - http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1159836-7085,00-COLDPLAY+LIBERA+DISCO+NA+REDE+E+ATINGE+MILHOES+DE+DOWNLOADS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário