quinta-feira, 14 de maio de 2009

Independente do suporte, a tecnologia não acaba com a linguagem

Diversos livros em um, 2 chips e TV no mesmo celular e o poder de compra a alguns cliques de distância

E-book - Ler vários livros e transportar apenas um




Abreviação de “eletronic book” ou “livro eletrônico”, é o formato digital de um livro. Portátil, prático e com rápida transmissão pela Internet, os e-books vieram para revolucionar os apreciadores de leitura. Em tempo quase real, é possível ter em mãos o livro que desejar, por um preço menor que um livro impresso. Para os amantes de livros os e-books permitem a impressão dos mesmos, mas a lógica do aparelho é exatamente o contrário, evitar impressões, não é mais necessário andar com vários livros por aí, sendo que em apenas um aparelho digital estarão obras de sua preferência, e a leitura pode ser feita em qualquer lugar a qualquer momento. Além disso, os e-books foram exibidos na feira literária de Paris, Salon du Livre, como plataforma digital do futuro e poderá ser uma alternativa de sobrevida para os jornais.


Para quem se preocupa em forçar a vista, não corre riscos, pois segundo a BBC, telas como a iLiad da iRex e leitores 1000S, são feitos de tinta eletrônica que imitam o visual do jornal impresso. Para Marie Lichtle, da 4D Concept, distribuidora da iRex na França, os e-books não cansam os olhos como as telas de computador costumam fazer.

Veja também http://g1.globo. com/jornaldaglob o/0,,MUL1126913- 16021,00.. html


Você anda com dois celulares, ou troca de chip o tempo todo?



Uma empresa de telefones móveis, EuTV, traz para o Brasil o segundo aparelho celular com dois chips, Cefon 880T, pois o primeiro é o da Samsung, modelo D880 que foi lançado ano passado. Mas a grande diferença é que o Cefon 880T possui transmissor de TV aberta!



Certificado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o aparelho EuTV será comercializado primeiramente aos consumidores e em seguida a outros lojistas. Aparelhos com dois chips não são atrativos para as operadoras, pelo fato de que o outro chip pode ser de uma de suas concorrentes. Isso faz com que seja um aparelho de difícil acesso para os consumidores que tiverem interesse no produto.
O empresário Yon Moreira da Silva, que controla a EuTV, adverte: “Seria preferível ter os dois chips funcionando simultaneamente e poder atender às duas operadoras". O que não ocorre atualmente com o aparelho da Samsung e nem com o recém-chegado Cefon 880T, pois as operadoras não estimulam o hábito de portar dois chips e ter serviços de duas teles, por isso esses tipos de celulares tem ido direto ao varejo, sem passar pelas operadoras.

Tecnologia como essas, acaba com o padrão da ‘poltrona especial’ para assistir o programa favorito. Não será mais necessário sair correndo do lugar de onde estiver para acompanhar os jogos da Copa do Mundo, as Olimpíadas, o campeonato favorito ou até mesmo uma novela. O “mundo” diminuiu e cabe no bolso! E decorrente dessa proximidade constante, a privacidade ficou no esquecimento...



E-Commerce

Como escravos das mídias (dos meios), todos são levados a consumir o que ela apresenta. Não é por acaso que o Comércio Eletrônico (e-commerce) obteve a aprovação de 86,3% dos brasileiros.



Apesar das compras não presenciais serem mais freqüentes nos EUA, aqui no Brasil uma grande quantidade de pessoas comprou algum item pela Internet no mês passado.

Tudo isso se deve ao laço das linguagens e ao circuito de signos que por elas transitam, o suporte passou a se chamar meio de comunicação. Na concepção marxista a natureza se transforma continuamente pela ação humana e transformando a natureza, o ser humano transforma a própria natureza. Surgem segmentos de novos meios e a linguagem foi esquecida, as artérias dos meios provocam uma explosão no ciberespaço, nos tornamos dependentes de uma comunicação não presencial. Em consequência da mediação tecnológica, um conceito epistemológico que envolve a grandeza humana e a própria tragédia, temos acesso ao mundo físico, sensório e perceptivo somente pela mediação da linguagem.

“As palavras são mais eternas do que os mármores e os metais” já disse William Shakespeare.

Todos os meios tecnológicos estão entrando de uma vez por todas na vida do homem e estão se expandindo de maneira abrupta, quase que constantemente somos surpreendidos por uma novidade digital.
O que muda são os suportes, porque ficam mais sofisticados, mais reprodutíveis, mais multiplicadores, assim como o celular com dois chips e TV ou como os e-books que deverão ser a era dos estudantes com mochilas mais leves. Entretanto, a linguagem não morre, permanece. Onde uma imagem digital estiver, será filha da pintura e da fotografia, o verbo pode saltar do papel para a tela eletrônica, onde a narrativa estiver será filha do cinema, mesmo transformadas as linguagens (da TV, rádio, cinema, fotografia, etc) sobrevivem. “As tecnologias vão mudando, as linguagens sonham com a eternidade” diz Lúcia Santaella.

Por Analina Arouche

Referências bibliográficas
Gazeta Mercantil – dias 28/04 e 13/05 – Caderno de Empresas & Negócios.
AdNews – endereço eletrônico - http://www.adnews.com.br/gente.php?id=88160
Imagens:
www.searchenginepeople.com
Blog GibaNet – endereço eletrônico - www.gibanet.blogspot.com
Blog Legalzinho :) - endereço eletrônico - legalzinho.wordpress.com/page/22/
Sítio AdNews ‘Movido pela notícia’ – endereço eletrônico - http://www.adnews.com.br/gente.php?id=88160
Conferência da Professora Lúcia Santaella – endereço eletrônico - http://www.youtube.com/watch?v=bP2maOFRrRE&NR=1

2 comentários:

  1. Livro por computador... Legal. Ótimo. Bonito. Fácil de acessar. Inovador. Tecnologicamente perfeito. Mas não para as condições do Brasil (minha opinião). Quantos casos já ouvimos falar de algum bandido que assaltou um livro de alguém? Nunca ouvi falar. Mas tenho certeza que, se no lugar do papel fosse um notebook. Teria ladrão abrindo loja, só de peças robadas. Ai te pergunto: Onde está a liberdade de descançar numa praça lendo um bom livro?

    ResponderExcluir