domingo, 17 de maio de 2009



O Twitter e uma capivara lagunar

Coqueluche da vez na internet, o Twitter banaliza a evasão da privacidade com posts de 140 toques

Você já deu a sua twittada hoje? Pois é... o Twitter é a coqueluche do momento no ciberesepaço. Uma espécie de gripe suína na internet.

Sem receio de parecer um ogro pouco afeito à tecnologia, confesso que não tenho conta no Twitter, essa espécie de filho de blog com SMS. Estou no Orkut desde o início, fui arrastado para o Facebook, mas tenho resistido ao Twitter, assim como não aderi ao (falecido?) Second Life. Tenho as minhas razões de ordem filosófica, prática e até emocional para tanto.

Meu primeiro contato, há alguns meses, foi uma experiência surreal. Uma amiga que twitta mostrou um post de um amigo em comum. O sujeito, um obcecado por esportes cujo nome manterei no anonimato, reclamava do calor com o seguinte comentário: "Banho inútil. Suando como uma capivara lagunar".

Obrigado, mas prefiro viver sem esse tipo de informação desnecessária sobre os hábitos de (pouca) higiene do meu amigo. Se de perto ninguém é normal, como já disse Caetano, visto pelo Twitter, aí é que ninguém se salva mesmo.

Cada post no Twitter está limitado a 140 toques. Cada atualização é exibida em tempo real no perfil do usuário e enviada a outros usuários que tenham "assinado" como seus seguidores.

Para a maioria da humanidade, contudo, 140 toques sobre o próprio cotidiano é uma enormidade. Daí a profusão de obviedades como "acordei", "estou com fome, vou almoçar", "esse ataque do Flamengo é uma droga" e coisas do gênero. É a trivialidade da vida dos outros exposta de forma acintosa. Eu passo, obrigado.

Reconheço alguma utilidade no Twitter. Há quem se beneficie dessas mensagens curtas e instantâneas. Quem precisa transmitir uma informação importante para muita gente, funcionários de uma grande empresa, por exemplo. Ou quem quiser receber notícias em tempo real.

Outro uso do Twitter tão inconsequente quanto a evasão da privacidade banal dos conhecidos, só que um pouco mais divertido, é a elaboração de perfis falsos de celebridades. São paródias dessa febre e grassam no Brasil e no exterior.

Por aqui já são clássicos os do ator Victor Fasano, do crítico de cinema Rubens Ewald Filho, do ex-jogador Renato Gaúcho e de "O Criador". Lá fora, são hilários os do personagem de Darth Vader e do ícone da pancadaria Chuck Norris. Melhores do que se fossem os originais.

Fonte: Jornal Destak - Luiz Antonio Ryff - Editor executivo

3 comentários:

  1. Tenho observado esse twitter, mas ainda não vi nada que me interessa nele. Acho muito chato ficar lendo o que os outros estão escrevendo sobre o que está fazendo naquele momento. De que isso me interessa, o que vai mudar na minha vida ou na sociedade? Não sei se é porque não tenho tempo ou estou ficando velha.
    Esse twitter me faz lembrar, os velhos diários, só que com uma diferença, antes o legal era colocar chave para ninguém ler, e isso despertava curiosidade das pessoas, mas agora a o "barato" é todo mundo ler e ficar sabendo da sua vida e em tempo real(uma éspecie de microblogues).
    Nos diários cada dia era uma história nova, em várias folhas e não limitado em 140 toques.
    Sem contar com a velocidade dos posts, chega uma hora que a pessoa não tem mais nada o que postar e acaba postando bobagens e o deixa inútil...
    Bom vou esperar mais um pouco, e tentar arrumar uma forma infálivel para entrar ao "mundo maravilhoso do Twitter"

    ResponderExcluir
  2. Aí é que está o grande problema. As pessoas não estão sabendo usar corretamente o twitter. Por isso você deve saber quem irá seguir... Eu, por exemplo, só sigo empresas jornalísticas, a fim de saber conteúdos importantes e notícias verdadeiras.

    Não vou sair add pessoas que entram no Twitter para passar receitas de bolo, e fofocas etc...

    Bjs

    Fernando Richter

    ResponderExcluir
  3. Perfeita observação Fernando. Tem que saber quem seguir no Novo Oráculo da internet. Pode ser uma ótima ferramenta de informação, ou um ótimo radar para as pessoas monitorarem sua vida mais íntima 24 horas por dia em tempo real...

    ResponderExcluir