terça-feira, 19 de maio de 2009

Será o futuro da profissão?

Não é de hoje que a indústria cultural influência a sociedade, cada vez mais a mídia cria espetáculos interessantes para que a massa consuma, gerando audiência e assim obtenham lucros.
Desde os tempos pré modernos existe espetáculo; na Grécia destacaram-se as olimpíadas, na Roma Antiga ofertas públicas de pão e circo, entre outros.
Segundo Guy Debord, o conceito “sociedade do espetáculo” onde tudo é especularizado e levado a mídia envolvendo entretenimento. Ele relaciona jornalismo ( manchetes e internet) como megaespetáculos onde as noticias são mostradas de modo exagerado, exemplos disso foi o caso do presidente Bill Clinton envolvido com escândalos sexuais; os ataques de 11 de setembro onde foi mostraram a dor para comover os telespectadores e muitos outros casos.
O jornalismo perde seu papel de informar e passa a se adequar ao espetáculo para donos de jornais, revistas e internet lucrem mais com produções nem um pouco jornalísticas.
Fica a pergunta a “sociedade do espetáculo” tomara o lugar do jornalismo sério e comprometido com a sociedade?

Fonte: Texto " Sociedade midiatizada"

Adriana Monteiro

3 comentários:

  1. Isso se encaixa com um Voyerismo...Uma fascinação pela IMAGEM... a Imagem se torno produto... Há uma especutalarização de tudo... De todas as formas a midia procura atrair o publico e conseguem. A pergunta final...é boa para se pensar. Eu espero que não, mas o mundo tá caminhando cada vez mais para isso,mas enquanto houver um ou dos jornalistas que mantem a ética, ainda valerá a pena fazer jornalismo. Mudar o mundo parece dificil demais, mas começa apartir de você. Isso é o que me consola, é esse comprometimento que tento ter com todas as coisas. Bom texto DRI! Gostei!

    Nayelen

    ResponderExcluir
  2. se tornou* Só corrigindo

    Nayelen

    ResponderExcluir
  3. Há muito a sociedade espetáculo tomou o lugar do jornalismo...

    ResponderExcluir