segunda-feira, 11 de maio de 2009

Interação Máquina e Homem
Por Maria Alves

Pesquisas científicas estão sendo feitas para que num futuro muito próximo a máquina possa interagir ainda mais com o homem e que ao sentar diante do seu computador, ele saberá se você é o seu usuário ou um desconhecido, isto será feito através de uma câmera colocada acima do vídeo.

Ao identificar um estranho o computador não responderá aos seus comandos até que se identifique, assim como foi feito na introdução da fala com o computador em 1978.

No livro Vida Digital, , Negroponte prevê que no próximo milênio estaremos conversando mais com máquinas, do que com os humanos.
Essa viagem vai mais além, ele mostra a possibilidade de dialogarmos com um grupo de assistentes holográficos de 20 centímetros de altura passeando em nossa mesa.

O sistema visionário para a época é mais ou menos o que acontece hoje na divulgação do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, quando a imagem do empresário Silvio Santos projetada num monitor estende a mão para cumprimentar alguém que o admira.

O braço do empresário é um holograma que interage com o homem.
Essa interação entre máquina e homem será o resultado de uma coletânea de programas de computador e aplicativos pessoais, cada um deles bom em alguma coisa e ótimos e intercomunicação.

Bibliografia: Vida Digital – Nicholas Negroponte

Vejam um tipo de Holograma
http://www.youtube.com/watch?v=fLTPPZvb2ho

Um comentário:

  1. Negroponte não imaginava o que tudo isso virarria. O livro dele - do meio da década de 90 - hoje parace ter sido escrito há mais de meio século...

    ResponderExcluir