sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Homem evoluindo, a maquina produzindo.

A questão a ser discutida não é se o Homem veio do macaco ou não, se houve uma explosão ou sei lá o que. O homem vem evoluindo e essa evolução se dá de diversas formas.
Antes o aquecedor do homem era assim:





De um tempo pra cá, olha como ele se transformou:







Humm! Alguma coisa mudou não foi? De fato, e muda constantemente e acho que vai continuar a mudar enquanto houver troca de conhecimento, observação, experimentos e pensamentos. Imagina-se o quanto foi incrível quando o homem descobriu que com dois pauzinhos pudesse fazer o fogo aparecer onde quisesse. Ual! Espetacular não é mesmo? Hoje nós não fazemos esforço, temos até fogão elétrico, o que já é um grande avanço, quando há, não muito tempo atrás, o fogão ainda era a lenha. Imagina só! As mudanças não param de acontecer, hoje é só virar e clicar num botãozinho que o fogo aparece.



O Homem na sua busca de suprir as necessidades e facilitar a vida, foi revolucionando e criando coisas e coisas para que nos adiantasse sobrando mais tempo para fazer outras coisas. O tempo gasto esfregando o pauzinho, hoje é um tempo extra para fazer outra coisa. Se ganha tempo, velocidade e mais agilidade. As maquinas se tratam de extensões do homem, como uma maquina de lavar roupa, a força com os braços antes feita no tanque é substituída pela maquina, poupando nos e adiantando o serviço.



No século XX era comum ver maquinas assim:





Hoje o mais comum é:



Pois é, nem é preciso dizer o nome da imagem acima, pois se tornou tão comum a todos que dispensa apresentações, já a maquina de escrever, está quase virando relíquia, esquecida nas nossas memórias. É provável que os filhos dos nossos filhos nem saibam o que é isso.
E assim caminha a Humanidade... produzindo maquinas que produzem. E se há o medo de que sejamos dominados por elas, há também a consciência de que vivemos em um mundo com maior facilidade e mais evoluído.
ass: Nayelen






4 comentários:

  1. Oi Nayelen...
    Gostei do jogo de palavras e de imagens que você usou para construir o seu texto. E lhe pergunto: Será que o preço que pagamos para ter esse mundo de facilidades e mais evoluido, não é justamente nos tornarmos cada vez mais depedentes dessas máquinas? E voçê não acha que é um preço muito alto a ser pago? Nada contra o avanço tecnológico, acho que estamos aqui é para evoluir em todos os sentidos, mas temos de tomar cuidado para que essa evolução não acabe nos consumindo.

    Luis Leite 3º semestre de Rádio e TV

    ResponderExcluir
  2. Oi Luis! ^^
    Eu tentei ser neutra no texto, mas na verdade eu penso como você, temos mesmo cada vez nos tornado mais dependentes das máquinas e sim eu acho um preço alto. Já assistiu WALLY? É um desenho...ele mostra o fim da terra... a terra lotada de lixo e insustentável, impossivel de se viver, aí a população passa a viver numa nave, onde tem um monte de maquina, eles não precisam fazer NADA, apenas relaxar e curtir. O resultado: Um monte de gente obesa que nem andar com as proprias pernas consegue. Tenebroso né?! Pode até ser uma visão exagerada... Mas assim como você eu me preocupo até onde essa evolução pode nos levar, há sempre dois lados na mesma moeda... Aquilo que é bom pode ser mal também, precisamos mesmo tomar cuidado.

    Nayelen

    ResponderExcluir
  3. Mas por outro lado... O ônibus também é uma maquina, não é? Assim como o carro é uma extensão de nossas pernas e facilita bastante a nossa vida, mas depende de nós e nós também dependemos dele.
    Mas se por um acaso estivermos num trânsito infernal onde nada se move, muitos sairão do ônibus e caminharão com as próprias pernas, certo? Portanto, acredito que pode ser que seja assim com as outras maquinas também, temos sim nos tornado dependentes delas. Quantos hoje em dia depois de ter um celular consegue ficar sem ele? Quantos depois de conhecer o computador consegue ficar sem mexer? Quantos depois de ter um carro vive bem sem ele? É dificil não é? Costumo dizer que basta a gente conhecer a tecnologia pra não querer viver sem ela. E porque seria isso? Porque facilita nossa vida, é claro! Mas se por um acaso tivermos que viver sem, pode demorar um tempo...mas a gente se acostuma, se adapita, por isso acho que "talvez" as maquinas nunca nos dominarão por completo. Mesmo assim é sempre bom ficar de olhos sempre bem abertos.

    Nayelen

    ResponderExcluir