quinta-feira, 21 de maio de 2009





Os dois tempos do homem: Trabalhar e Consumir

Por Caroline Dantas

Muito trabalho, pouco tempo livre, montantes de dinheiro e desigualdade, são características presentes no mundo das máquinas.
Desde o surgimento da Revolução Industrial em meados do séc XVIII, as máquinas, substituindo a mão-de-obra, o homem passa a dedicar-se apenas ao seu trabalho. Assim enriquecendo os grandes investidores e gastando o que ganha nos produtos que fabrica.
Muitas horas de jornada de trabalho torna-o mais passivo ao que se refere ao seu instrumento de trabalho, ou seja, apenas controla o que a máquina produz em poucos minutos,milhares de produtos com um simples toque em um botão.Diferente deste que produzindo manualmente levara muitos dias a concretização do produto.
Tempos modernos retrata a vida conturbada de um operário que vive no auge das máquinas. Carlitos trabalha em uma fábrica cuja sua função nada mais é que ajustar parafusos, a pressão quanto a rapidez em produzir, o faz enlouquecer ao ponto de atrapalhar a linha de produção, logo todo o processo de fabricação dos produtos do mercado consumidor. Mercado este que está cada vez mais exigente quanto a produtos fabricados pelas indústrias, já que estes que vivem como marionetes (controlados pelo mercado industrial) não sabem viver sem as novidades do mercado. Exemplo dessas novidades, “necessidade” são: o celular, a internet e dentre outros produtos que facilitam a vida humana; indispensáveis para uma vida de tranquilidade, pois nestes podem ser resolvidos problemas sem ter de enfrentar o stress das grandes metrópoles; pagar contas sem enfrentar filas, fazer compras sem ter de enfrentar a super lotação em lojas tudo isso podendo ser feito pela internet ou comunicando-se em qualquer lugar que esteja por conta do pequeno aparelho conhecido como celular, que também dá a possibilidade de fotografar algo imprevisível visto em qualquer situação e também ouvir músicas sem ter problemas com espaço ou dificuldades de manuseio, antes difícil com o uso de walkman.
Há também a forma como o homem é feito de cobaia as máquinas. Carlitos foi usado para testar uma nova invenção, surgida da tecnologia que vem aumentando bruscamente, enquanto houver humanos para suprir as extensões que este mesmo criou.
Assim pode-se constatar que o homem é o grande produto, já que o surgimento das máquinas vem com um simples propósito de tornar-lo mais alienado, dependente dos produtos produzidos por estas.

Referência Bibliográfica
Cultura de massa- Edgar Murin
Referência musical

Descartáveis/ Subprodutos/A Dialética/Piada Liberal
Compositor: Rodrigo Lima
Dead Fish: Álbum Contra todos

Um comentário: