sexta-feira, 22 de maio de 2009

Maísa: a imagem distorcida de uma criança

Abram as cortinas o show vai começar

Na inocência dos três anos de idade, Maísa foi exposta pela primeira vez no programa de calouros do Raul Gil. Com roupas curtas, 'salto alto' e músicas agitadas a criança dançava, dublava e encantava a todos.


Em 2007, foi convidada pelo apresentador e empresário Silvio Santos, para apresentar um programa do SBT, Sábado Animado. No ano seguinte, iniciou participação no Programa Silvio Santos com o quadro “Pergunte Para a Maísa” que enfatiza a astúcia da garota por ter resposta para quase tudo.

Com seu jeito ‘desinibido’ e inconfundível, Maísa conquistou muitas crianças e até mesmo alguns adultos. Como garota prodígio da TV, ganhou em março deste ano o Troféu Impressa na categoria de Revelação do ano.

Em processo de formação de caráter, a garotinha completa sete anos nesta sexta-feira. Atualmente é uma apresentadora sem identidade, pois muitas de suas atitudes são ensaiadas e ‘manipuladas’ pela emissora. Apesar de algumas encenações a menina arranca sorrisos por sua espontaneidade.



Mas o que tem preocupado a Secretaria Nacional de Justiça são as exposições por quais Maísa vêm passando nos últimos programas. O secretário Romeu Tuma Junior monitorou alguns dos programas exibidos este mês e identificou situações inadequadas de acordo com o Manual de Classificação Indicativa. Um resultado que não é positivo para o SBT e que pode render advertência e atitudes mais severas à emissora.

A situação é delicada e divide opiniões. Alguns culpam os pais, pois acreditam que se essa exposição fosse evitada nada disso teria acontecido. Outros culpam o apresentador Silvio Santos por arrancar lágrimas da garota e rir dela em público.



*http://www.youtube.com/watch?v=dAbwPD-7NhI


Para Nelson Tamachiro, pai do apresentador Yudi, de 16 anos, o programa é combinado para chamar atenção. “O Programa Silvio Santos é gravado, então algumas coisas poderiam ser cortadas. Se aquele tipo de coisa não está sendo cortada é porque é combinado para gerar polêmica e audiência”, diz Nelson.


Quanto vale um espetáculo?

O que podemos concluir diante disso é que o “Caso Maísa” está sendo espetacularizado. Um verdadeiro show midiático. Polêmica, dramatização, encenações e o aval do público. Fruto de uma sociedade alienada da qual Guy Debord salientou em seu livro, Sociedade do Espetáculo. “A alienação do espectador em proveito do objeto contemplado (que é o resultado da sua própria atividade inconsciente) exprime-se assim: quanto mais ele contempla, menos vive”. Guy destaca que quanto mais se reconhece que as imagens dominam as necessidades do espectador menos ele vive sua própria vida, não existe mais um próprio desejo. É agora dominado pelas imagens.


A mensagem que o espetáculo transmite é única: “o que aparece é bom, o que é bom aparece”. Se for bom para audiência do SBT fazer essa criança chorar e ser ridicularizada em público é conveniente então que isso apareça.

A intenção da exposição e do show é passar para o lado oposto: “a realidade surge no espetáculo, e o espetáculo no real”. O resultado é uma falta de percepção na alienação recíproca que é a essência e o sustento da sociedade existente. No mundo realmente invertido, o verdadeiro é um momento do falso.

Se a menina Maísa, apresentadora-mirim e criança-espetáculo, não sair do ar por intermédio da Justiça, poderá sofrer consequências desagradáveis no futuro. Pois o que acontece agora, não é um crescimento de carreira, pois a mesma não existe. O que existe é um grande show em que a criança é a maior vítima.


Por Analina Arouche


Referências bibliográficas

Estadão.com.br – 20/05 e 21/05 http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art373892,0.htm http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art374506,0.htm

Abril.com – 22/05 - http://www.abril.com.br/noticias/diversao/maisa-completa-sete-anos-polemicas-sbt-472011.shtml

Livro Sociedade do Espetáculo – Guy Debord

*Silvio Santos faz Maísa chorar de novo! 17/05/2009


6 comentários:

  1. UM GRITO....

    Dá um nó na minha garganta ao assistir o que estão fazendo com uma criança.
    Mais o pior é ver que... As pessoas APLAUDEM esse tipo de coisa. Me pergunto qual será o futuro dessa criança?

    O psicólogo Yves de La Taille acha que a culpa é de todo mundo. E eu concordo com ele, há parcela de culpa para todo mundo, pais, apresentador... E vou mais além, o publico também é culpado. Até quando vamos aplaudir esse tipo DE SHOW? Deveríamos ser os primeiros a criticar... A se manifestar contra isso, se isso está acontecendo é também culpa nossa, de quem assisti e aplaude uma coisa dessas. Depois quando Miguel Falabella afirma que a população tem mentalidade de 9 anos, acha ruim, sem generalizar, é claro! E sem tirar a responsabilidade de ninguém. Mas é fato que a TV está cheio de lixo por culpa nossa. E o que fazemos pra mudar? É preciso gritar ao mundo inteiro... É preciso chacoalhar a população. De alguma forma ou de outra... ELES PRECISAM DE INFORMAÇÃO. Precisam dessa informação para lhe dar com outras, precisam abrir os olhos para se enxergar e querer mudar. Sei que é uma idéia bem romântica, mas se alguém não começar fazendo alguma coisa... Quem vai fazer? É preciso lutar pelo que se acredita, é preciso lutar por um mundo melhor... E ele começa sempre a partir de uma pessoa. Que seja você, eu ou sei lá quem a dar o primeiro passo, pois é preciso acreditar que depois do primeiro muitos virão.


    Nayelen

    ResponderExcluir
  2. A informação imposta de modo demasiado e constante como a que temos acesso na TV também é prejudicial ao cérebro, a maioria das pessoas tem tanta necessidade de agradar que não ousa desenvolver própria opinião... utilizando assim uma já formada, melhor seria que a informação fosse buscada conforme a necessidade e a vontade de cada um. Para que eu quero saber, por exemplo, qual é o fruto do mar mais asqueiroso, qual o cachorro mais horroroso e tudo o que se coloca diante da minha vista... Nesse caso especificamente, tenho pena também do Sílvio que foi colocado ao lado de uma menina deseducada e incontrolável que repete todas as opiniões que ouviu de adultos - ou mesmo seus pais -, também humilha Sílvio Santos o quanto pode. Para quê precisamos ser expostos a uma baixaria dessas?, minha irmã de quatro anos comporta-se melhor que os dois juntos e tenho dito: também não é fácil para Sílvio Santos - que apresenta a seu próprio modo há anos - ser posto ao lado de Maísa, a terrível. Os pais dela deviam deixar de ser tão mercenários, ela precisa ser criança de novo.

    Boa menina

    ResponderExcluir
  3. Precisa SER CRIANÇA DE NOVO...realmente... é isso que parecem esquecer. Se trata de uma criança, esperta ou não, é uma criança! E estão lhe roubando a infância. Como o pai que faz a criança a fazer milhares de cursos...sem lhe deixar nenhum tempo para não fazer NADA. Fazer nada é tão legal as vezes.
    Sim, é verdade, a televisão é um bem mas também um mal, ela dita o que é belo...e o que é feio, onde comprar e o que comprar. Ela manipula.



    nayelen

    ResponderExcluir
  4. Mas é a imagem que a Televisão quer mostrar: "aqui você tudo pode fazer, falar e ter o que quiser". Maísa é só um instrumento para instigar nas demais crianças o desejo de estar nas telinhas. Uma infeliz infância. A apresentadora-mirim já tem seu rosto exibido em sandálias e já virou até boneca, de que vale ser "calçada" e "brinquedo" de outra criança sem saber o que é brincar?

    ResponderExcluir
  5. Gostei de ver: o nível desses comentários está altíssimo!

    Boa menina

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post. Mas quem pode barrar isto são os pais da criança que nada fazem.
    Desde as arenas romanas, o público tem sanha por "sangue". A reserva ética tem que vir do lar...Silvio Santos quer audiência e dinheiro. Faz o que faz. Os pais da criança querem só o dinheiro. Não têm vergonha de fazerem o que fazem com a filha em troca de alguns trocados...

    ResponderExcluir