terça-feira, 19 de maio de 2009

Mídia globalizada: tem limítes?

Os meios de comunicação, os veículos de comunicação se comprometem com o que chamamos de verdade. Se comprometem em mostrar a realidade para a sociedade. Quer dizer, este seria o ideal.
Alguns anos atrás chamava-se de comunicador, orgão de comunicação, meio de comunicação, os tradicionais veículos que ainda existem. São os jornais, revistas, televisão, rádio e... de um tempo para cá, a internet. Vivemos em um meio informatizado, onde a maior propaganda é a interatividade. Assistimos televisão e opinamos, conversamos com ela. Ouvimos o rádio e comentamos com ele. A notícia, o ato de noticiar está acessível a todos. Agora, não só os jornalistas, mas a sociedade virou repórter dela mesma e está espaldada em uma grande aliada: a internet. Esse meio é algo revolucionário. É lá aonde as pessoas sentem-se livres para serem que e como quiserem. É lá que a sociedade encontra suas soluções e cria os seus problemas.
Grande parte do que é noticiado está vinculado a essa massa qie se comunica. Toda essa possibilidade de ser o reporter de seu próprio dia a dia, permite que, em alguns casos, essa situação se torne abusiva.
A sociedade que participa desse meio está segura por contratos que protegem sua identidade e possibilita que tenham maior "liberdade".
É espantoso perceber que, se por um lado, a tecnologia e a interatividade podem ajudar a sociedade, também podem prejudicar. O que dizer sobre os casos de pedofilia? Uma guerra travada diariamente aonde em uma sociedade que denuncia, existem aqueles que cometem o crime. E pior, são segurados pela não identificação. Pedófilos não foram presos, porque o provedor não podia revelar a identidade de seus assassinos.
A sociedade vive uma inversão, uma confusão de papeis. Aonde todos podem tudo e tudo convém para que se permaneça assim.

por Antonio Ribeiro

2 comentários:

  1. Falta etica muitas vezes.

    Nayelen

    ResponderExcluir
  2. Onde está a fonte emanadora da informação? Esta talvez seja a grande questão que teremos que responder cada vez mais daqui para frente.

    ResponderExcluir