domingo, 24 de maio de 2009

Consumidor X Consumista


Por Erika Gracy


Consumismo é o ato de comprar produtos sem necessidade e consciência, diferencia-se em grande escala do consumidor. O consumista compra muito além daquilo de que precisa tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social.
São conseqüências ruins ao consumista que são processos de alienação, exploração no trabalho que contribuem com degradação das relações sociais.
O homem se sente realizado assim que é lançado um determinado tênis usado por seu ídolo, e mesmo não tendo total condição de adquirir tal produto deixa de comprar algo mais útil, mesmo assim compra o produto para fazer parte da elite, ter status.
Quer ser igual ao galã ou a protagonista da novela, mesmo sabendo que tudo aquilo não passa do irreal, que não existe, é apenas encenação, e que aquele “conto de fadas” transmitido pela TV é pura mentira.

2 comentários:

  1. Concordo...
    A cultura de massa está cada vez mais presente ao que se refere a produção demasiada de bens culturais, produtos industrializados. O poder que a indústria tem sobre os consumidores é inexplicável, já que esta faz com que a sociedade não viva sua própria vida e sim viva uma vida emprestada, espelhando-se sempre nos estilos, de cabelo, roupas,sapatos entre outros responsáveis por isso são os Olimpianos, ou seja, os artistas.
    Portano, a indústria cultural é o grande "ditador" do que a sociedade deve ou não usar.
    "...Um produto pra te tornar especial
    Consumo necessário and very cool
    Não seja um perdedor..."

    Caroline Dantas

    ResponderExcluir
  2. Creio que este post estaria melhor num blog para discutir publicidade e consumo...

    ResponderExcluir