segunda-feira, 25 de maio de 2009


Não existem histórias novas. Existem novas maneiras de se contar a mesma história.

A trilogia do filme Matrix inaugurou uma nova era da indústria cinematográfica. A tecnologia utilizada para criar a seqüência trouxe um novo paradigma nas produções de filmes do gênero. Milhões foram gastos na produção. O primeiro filme da sequência arrecadou 460 milhões de dólares.
Mas, se os efeitos especiais chamam a atenção, uma análise mostra que não há novidades no enredo. Carregado de filosofia e religião, o filme é uma analogia do Mito da Caverna, de Platão. Só que, diferentemente do que acontece com o ser que sai da caverna e encontra a luz, no filme as pessoas que conseguem sair da Matrix (caverna), encontram somente trevas e destruição.
Peço licença aos meus amigos, adeptos de outras crenças diferentes da minha, para discorrer sobre a intertextualidade existente em Matrix, comparando-o com cristianismo. Creio que pessoas de outras religiões também perceberam um pouco de cada crença no filme. É sabido também que várias leituras podem ser feitas através de olhares diferentes da qual eu me proponho a fazer.
João Batista é representado por Morpheus (deus do sono ou dos sonhos, segundo a mitologia grega). Na Bíblia, João é aquele que prepara o caminho para o Messias, o escolhido. S. Mateus 3:1-3.
Trinity ou, traduzindo: Trindade. Faz alusão a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. S. Mateus 3:16.
Cipher é o traidor. Todos conhecem bem a história de Judas Iscariotes. Quem já não brincou de “malhar o Judas”? Traiu Jesus com um beijo na face. Vendeu-o por trinta moedas de prata, preço de um escravo. S. Mateus 26:47-50. Cipher preferiu voltar para a Matrix mas morreu antes.
Apoc é a abreviação de Apocalipse. Último livro da Bíblia.
A nave de Morpheus tem o nome do imperador babilônico Nabucodonosor. Esse império durou do ano 626-539 a.C. (contagem decrescente).
Zion quer dizer Sião, (a Terra Prometida para os judeus).
Neo, depois de ser morto pelo agente Smith, que é uma representação de Satanás, ressuscita. A partir desse momento, percebe que tem poderes e reconhece que é o Escolhido. Em certo momento da trilogia, ressuscita a Trinity. Segundo a Bíblia, Jesus também ressuscitou pessoas e, após morrer, também voltou à vida. S. João 20:1-10.
Neo, em Matrix Revolutions, morreu de braços abertos, em forma de cruz. Todos os que acreditam sabem que Cristo foi preso no madeiro da mesma forma.
No fim do filme, a sacerdotisa (Oráculo), quando questionada pela garotinha a respeito da volta de Neo, ela responde que sim. Os cristãos também acreditam que o Messias retornará a Terra. S. João 14:1-3.
O que eu quero mostrar com essas referências não são os conceitos religiosos do cristianismo, afinal isso não é uma aula de religião. Mas faz-se necessário notar que, mesmo sendo um filme moderno, carregado com efeitos especiais, Matrix somente repete as histórias do passado. Ele traz, como todos os meios de comunicação, um processo repetitivo de intertextualidade. Busca embasamento para o enredo nas alegorias filosóficas de muitos anos antes de Cristo e também no presente, no caso do livro Simulacros e Simulação do filósofo francês Jean Baudrillard.
Não existem histórias novas. Existem novas maneiras de se contar a mesma história.

Nelton Silveira

4 comentários:

  1. Ótima comparação Nelton! Poderíamos citar também que o fato do Neo estar representando Jesus, esses "poderes" que ele possui, como parar as balas aí na foto, seria um milagre? Tem muita coisa para refletir... Gostei da abordagem!

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia como fonte de filmes de ficção científica está presente já em Metrópolis, não?

    ResponderExcluir
  3. Nelton, achei fantástico este texto, mesmo eu não seguindo nenhuma religião, conheço muito bem a biblia e consegui refletir sobre os tópicos ressaltados.
    Assim como esta história, com certeza existem milhares de outras. Um exemplo simples é a história do Condi Vlad Drácula, que foi um assassino que empalava as pessoas. Segundo relatos históricos, a lança era perfurada a partir dos orgãos genitais, acompanhando o corpo até a ponta da lâmina sair pela cabeça. Já a ficção conta que Drácula bebia o sangue das pessoas para manter-se vivo.
    Tudo depende de quem conta a história...
    Acho que esse assunto levaria horas para ser discutido...Adorei!


    Allyne Antoni

    ResponderExcluir
  4. A sua postagem dispensa comentários, está muito boa, gostei muito de comparar porque tudo bate, e muitos outros autores tem feito assim.

    Boa menina

    ResponderExcluir