sábado, 16 de maio de 2009

O jornalismo não vai acabar!

Por Erika Bismarchi




“O que espanta na Internet é essa quantidade absurda de notícias mal apuradas e opinião desenfreada. Isso é produto da rede, é a novidade, o desafio.” (Caio Túlio Costa / Observatório da Imprensa)

Tomando como principio essa frase do jornalista Caio Túlio Costa e o que foi aprendido em aula em relação às novas tecnologias que são inventadas todos os dias. Surge à preocupação de como será a profissão dos jornalistas no futuro. Dúvidas são freqüentes. Como será o jornalismo no futuro? Será que o jornal impresso acabará mesmo? E o rádio?

Creio que o suporte mudará, folhas e mais folhas que sujam as mãos serão trocadas por um pequeno laptop onde teremos a mobilidade de acessar de qualquer lugar, diferentes cadernos de jornais distintos, sem ter que andar com um batalhão de páginas embaixo do braço, apenas uma bolsinha para guardar um mini computador portátil bastará!

Será que a geração futura assistirá aulas por um Black Barry? Diariamente diminuem os tamanhos de nooteboks para maior mobilidade, todos os dias inventam celulares com mais recursos tecnológicos.

Assim como as histórias de contos de fadas foram adaptadas para os dias atuais em novelas, minisséries, o jornalismo irá se adaptar aos novos suportes. Mas, precisaremos tomar cuidado, para saber distinguir o que será notícia e o que será opinião. Já que é possível encontramos blogs voltados à informação, escrita por profissionais da área, mas também encontramos na rede blogs com textos com opinião do público, com ênfase em acontecimentos e fatos da vida real mas com falta de apuração, sendo notícias mal feitas e de pouca qualidade.

Com certeza, o jornalismo não irá acabar! E o que precisamos aprender é como lidar com esse “falsos jornalistas” que acreditam que só porque temos um recurso de fácil visualização e comunicação acreditam estar praticando o ato jornalístico.

As universidades já devem preparar os novos profissionais para saírem capacitados a esses novos suportes. A tecnologia esta evoluindo e os profissionais devem seguir essa evolução!

Um comentário:

  1. O jornalismo não acabará, ternho certeza. Cada vez mais, a população mundial depende dele para se organizar em sociedade. Mas mudará muito e os suportes também.

    ResponderExcluir